Os altos índices de poluição atmosférica que causa mais de 2.500 fatalidades por ano em Paris e a necessidade de mais espaços públicos levaram a prefeitura de Pais a propor um projeto de pedestrianização das margens do rio Sena.
A iniciativa foi apresentada pela primeira vez em maio de 2015 e em meados deste ano foi submetida a uma consulta pública para saber a opinião dos habitantes sobre a possibilidade mais espaços livres de automóveis.
Como já divulgamos, o plano foi rechaçado, porém, o município decidiu que continuaria adiante com o projeto, elaborando 10 motivos que justificam a criação de mais espaços para os cidadãos.
Ainda assim, faltava a aprovação do Conselho Municipal, onde votariam todos os partidos. A votação aconteceu no dia 26 de setembro, três dia depois da celebração do Dia Mundial sem Carros na capital francesa.
Ainda que a situação não fosse favorável ao projeto, já que pelo local transitam diariamente mais de 43 mil veículos, o resultado da votação foi positivo. Inclusive, esta foi chamada de uma "decisão histórica" pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
Décision historique au #ConseildeParis : la fin d'une autoroute urbaine à Paris et la reconquête de la Seine. pic.twitter.com/Q0TQLzuHjA
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) September 26, 2016
Na votação, embora o Concelho tenha aprovado o projeto, foram estabelecidas certas condições, sendo uma delas o estabelecimento de um período de observação de seis meses por parte de um comitê técnico. Além disso, a votação deverá ser formalizada através da criação de um novo decreto.